Venerable Geshe Kelsang Gyatso

O que é meditação?

"Problemas só surgem apenas se respondermos a dificuldades com um estado mental negativo. Portanto, se quisermos nos livrar de problemas, precisamos transformar nossa mente."

Geshe Kelsang Gyatso

img

Sinta-se melhor

img

Encontre a felicidade

img

Melhora os relacionamentos

img

Supere o estresse

img

Supere a irritação

img

Aumenta a aceitação

img

Mantenha a calma

img

Aumenta a felicidade

img
Objetivo da meditação
01

A calma traz a felicidade

A meditação é um método para familiarizar nossa mente com a virtude. Quanto mais familiar a mente estiver com a virtude, mais calma e pacífica ela se tornará. Quando nossa mente está em paz, estamos livres de preocupações e desconforto mental e experimentamos a verdadeira felicidade.

Se treinarmos nossa mente para ficarmos em paz, seremos felizes o tempo todo, mesmo nas condições mais adversas. Mas se nossa mente não estiver em paz, mesmo se tivermos as condições externas mais agradáveis, não seremos felizes. Portanto, é importante treinar nossa mente através da meditação.

Ao treinar meditação, nossa mente gradualmente se tornará cada vez mais pacífica e experimentaremos uma forma mais e mais pura de felicidade. Eventualmente, seremos capazes de permanecer felizes o tempo todo, mesmo nas circunstâncias mais difíceis.

02

Como um balão ao vento

Geralmente achamos difícil controlar nossa mente. Parece que nossa mente é como um balão ao vento - soprado aqui e ali por circunstâncias externas. Se as coisas correrem bem, nossa mente ficará feliz, mas se elas correrem mal, imediatamente se tornará infeliz. Por exemplo, se conseguirmos o que queremos, como uma nova posse ou um novo parceiro, ficaremos empolgados e nos agarraremos a eles com força.

No entanto, como não podemos ter tudo o que queremos, e como estaremos inevitavelmente separados dos amigos e bens de que desfrutamos atualmente, esse apego mental serve apenas para nos causar dor. Por outro lado, se não conseguimos o que queremos ou perdemos algo de que gostamos, ficamos desanimados ou irritados.

Por exemplo, se formos forçados a trabalhar com um colega de quem não gostamos, provavelmente ficaremos irritados e magoados, com o resultado de que seremos incapazes de trabalhar com ele com eficiência e nosso tempo no trabalho se tornará estressante e sem recompensa.

Tais flutuações de humor surgem porque estamos muito envolvidos na situação externa. Somos como uma criança construindo um castelo de areia que fica empolgado quando é feito pela primeira vez, mas fica chateado quando é destruído pela maré que chega. Esse é o mecanismo do estresse.

img
Encontre a felicidade na meditação
img
Pra quem é a meditação
03

Criando espaço interno

Quando meditamos, criamos um espaço interior e clareza que nos permitem controlar nossa mente, independentemente das circunstâncias externas. Gradualmente, desenvolvemos o equilíbrio mental, uma mente equilibrada que é feliz o tempo todo, em vez de uma mente desequilibrada que oscila entre os extremos da excitação e do desânimo.

Se treinarmos em meditação regularmente, seremos capazes de erradicar de nossa mente as ilusões que são as causas de todos os nossos problemas e sofrimentos. Dessa maneira, experimentaremos uma paz interior permanente, conhecida como “libertação” ou “nirvana”. Então, dia e noite, experimentaremos apenas paz e felicidade.

04

Contemplação e Meditação

Existem dois tipos de meditação: meditação analítica e meditação posicionada. Quando contemplamos o significado de uma instrução que ouvimos ou lemos, estamos fazendo meditação analítica. Ao contemplar profundamente a instrução, finalmente chegamos a uma conclusão ou provocamos um estado virtuoso específico da mente. Este é o objeto da meditação posicionada.

Tendo encontrado nosso objeto através da meditação analítica, então nos concentramos nele de maneira objetiva o maior tempo possível para nos familiarizarmos com ele. Essa concentração de um único ponto é a meditação posicionada. Muitas vezes, a meditação analítica é chamada simplesmente de "contemplação" e a meditação de posicionamento simplesmente "meditação".

A meditação posicionada depende da contemplação, e a contemplação depende de ouvir ou ler as instruções do Dharma - os ensinamentos do Buda.

img
Por onde começar na meditação

Perguntas Frequentes

Tenho que ser budista ou tornar-me para fazer o curso?

Não. Qualquer pessoa pode aprender meditação básica e experimentar os benefícios resultantes de ter uma mente pacífica.

Preciso ter alguma experiência?

Não, Todos são bem-vindos, inclusive iniciantes. Tudo que você precisa é ter o desejo de melhorar e aprimorar sua qualidade de vida.

É necessário sentar-se no chão para meditar?

Não. Em geral as pessoas pessoas preferem usar cadeiras. Não há exercícios físicos. É possível, para aqueles que desejam, sentar-se na postura tradicional no chão (almofada), mas, dependendo dos números de alunos, não podemos garantir isso.

Preciso me vestir de algum modo especial?

Nenhuma roupa especial é necessário. Venha como você quiser.

Devo levar alguma coisa?

Não, só você! Algumas pessoas acham útil um caderno e uma caneta para anotar tudo o que consideram útil durante a parte de ensino da aula.

img
Alguma Dúvida?

Qualquer tipo de dúvida que tenha pergunte para nós!

Contato

O curso já começou e perdi as primeiras aulas. Devo aguardar o próximo curso?

O curso de meditação é focado na prática da meditação, ou seja, as aulas sempre apresentam o objeto de meditação e a meditação no final da aula.

As instruções do professor são de fácil entendimento, mesmo para quem está assistindo a primeira aula.

Eu tenho que ser budista para me beneficiar das aulas de meditação?

Não. Qualquer pessoa pode aprender as técnicas básicas de meditação e experienciar os benefícios desta prática. Todos são bem-vindos!

É necessário ter experiência em meditação ou budismo para frequentar as aulas?

Não. É necessário apenas ter o desejo de melhorar a si e a sua qualidade de vida.

O curso já começou e perdi as primeiras aulas. Devo aguardar o próximo curso?

Não. O curso de meditação é focado na prática da meditação, ou seja, as aulas sempre apresentam o objeto de meditação e a meditação no final da aula. As instruções do professor são de fácil entendimento, mesmo para quem está assistindo a primeira aula.

O que preciso levar para a aula?

Se desejar fazer anotações, pode levar uma caneta ou lápis e um caderno.

Preciso de uma roupa especial para ir à aula?

Não é necessário roupa especial para frequentar as aulas de meditação, venha como preferir.

É necessário sentar no chão para meditar?

Não. Em geral as pessoas pessoas preferem usar cadeiras.

img