Programas de estudo

Programa Geral (PG)

O Programa Geral (PG) é um ponto de partida ideal para os interessados em saber mais sobre a aplicação prática do Budismo e da meditação na vida moderna.

Consiste em uma ampla gama de eventos, desde aulas semanais regulares e cursos de nível básico até iniciações tântricas e longos retiros. Todos os ensinamentos são baseados em livros do Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche.

Todas as atividades de PG estão abertas a todos. Qualquer um, mesmo não-budista, pode se beneficiar dessas aulas, que incluem assuntos práticos, tais como como usar a meditação para resolver nosso problema de raiva, que está na raiz de muitos problemas familiares. Esta atividade é completamente pacífica e alegre e é muito importante como proteção contra o sofrimento futuro.

Programa Fundamental (PF)

O objetivo do Programa Fundamental (PF) é proporcionar uma apresentação sistemática de tópicos particulares do budismo mahayana para capacitar os praticantes a aprofundarem seu conhecimento e experiência do budismo.

OS CINCO TÓPICOS

O programa compreende os seguintes cinco tópicos, baseados nos ensinamentos do Sutra de Buda e os comentários correspondentes do Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche:

1. As etapas do caminho a iluminação, com base no comentário Caminho Alegre da Boa Fortuna

2. Treino da mente, com base no comentário nos comentários Compaixão Universal e Novo Oito Passos para a Felicidade

3. O Sutra Coração, com base no comentário O Novo Coração de Sabedoria

4. Guia do estilo de vida do Bodissatva, com base no comentário Contemplações Significativas

5. Tipos de Mentes, com base no comentário Como Entender a Mente

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA

Os benefícios de estudar e praticar esses textos são os seguintes:

Caminho Alegre da Boa Fortuna – nós ganhamos a habilidade de colocar em prática todos os ensinamentos de Buda tanto do Sutra quanto do Tantra. Podemos facilmente progredir e completar as etapas do caminho para a suprema felicidade da iluminação. De um ponto de vista prático, os Estágios do Caminho, ou Lamrim, são o corpo principal dos ensinamentos de Buda, e os outros ensinamentos são como seus membros.

Compaixão Universal e Novo Oito Passos para a Felicidade – nós ganhamos a habilidade de integrar os ensinamentos de Buda em nossa vida diária e resolver todos os nossos problemas humanos.

O Novo Coração de Sabedoria – nós ganhamos uma percepção da natureza última da realidade. Ao obter essa percepção, podemos eliminar a ignorância do auto-agarramento que é a raiz de todo o nosso sofrimento.

Contemplações Significativas – transformamos nossas atividades diárias no modo de vida do Bodhisattva, tornando assim cada momento de nossa vida humana significativo.

Como Entender a Mente – nós entendemos a relação entre a nossa mente e os seus objetos externos. Se entendermos que os objetos dependem da mente subjetiva, podemos mudar a maneira como os objetos nos aparecem, mudando nossa própria mente. Aos poucos, ganharemos a capacidade de controlar nossa mente e, desse modo, resolver todos os nossos problemas.

O programa Fundamental leva aproximadamente cinco anos para ser concluído e requer um procedimento de inscrição.

Programa de Formação de Professores (PFP)

O propósito do Programa de Formação de Professores (PFP) é fornecer uma extensa apresentação de tópicos específicos do Budismo Mahayana para capacitar os praticantes a aprofundar seu conhecimento e experiência do Budismo, e treinar Professores qualificados do Budismo Moderno.

Doze tópicos
O programa compreende os seguintes doze temas, baseados nos ensinamentos do Sutra e do Tantra de Buda e os comentários correspondentes por Venerável Geshe Kelsang Gyatso:

 

1. As etapas do caminho a iluminação, com base no comentário Caminho Alegre da Boa Fortuna

2. Treino da mente, com base no comentário nos comentários Compaixão Universal e Novo Oito Passos para a Felicidade

3. O Sutra Coração, com base no comentário O Novo Coração de Sabedoria

4. Guia do estilo de vida do Bodissatva, com base no comentário Contemplações Significativas

5. Tipos de Mentes, com base no comentário Como Entender a Mente

6. Guia ao caminho do meio, com base no comentário Oceano de Néctar

7. Vajrayana Mahamudra, com base no comentário Clara Luz de Êxtase

8. A disciplina moral do Bodissatva, com base no comentário O Voto do Bodhisattva

9. Oferenda ao Guia Espiritual, com base no comentário Grande Tesouro de Mérito e Mahamudra Tantra

10. Tantra de Vajrayoguini, com base no comentário O Novo Guia Terra Dakini

11. Solos e caminhos do mantra secreto, com base no comentário Solos e Caminhos Tântricos

12. A prática do mandala do corpo de Heruka, com base no comentário Essência do Vajrayana

 

O Programa de Treinamento de Professores leva aproximadamente doze anos para ser concluído e requer um procedimento de inscrição.